Uma idosa foi presa em flagrante por injúria racial no fim da tarde desta terça-feira (31), em Natal. Segundo a polícia, a mulher teria chamado seu vizinho – um homem negro – de “macaco seboso” e “macaco lixo”.
O estudante acionou a Polícia Militar por volta das 16h, após ter sido alvo das ofensas racistas. A mulher confirmou a versão dele aos policiais, foi levada à delegacia de plantão da Zona Sul da cidade e recebeu voz de prisão em flagrante.
A vítima contou que teve uma discussão com a idosa de 64 anos, vizinha dele no bairro Planalto, na Zona Oeste da cidade. Foi durante a briga que a mulher teria cometido o crime de injúria racial.https://ac2b78ae63cac97beadd5f77a0f99c06.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Um familiar da suspeita, que pediu para não ser identificado, argumentou que a idosa tentou defender o marido, na discussão, e seria um pessoa de pouca instrução.
Segundo a Polícia Civil, a injúria racial é a ofensa a alguém em razão da raça, cor, etnia ou origem.
Foi sancionada em janeiro uma lei que aumentou a pena para injúrial racial. A lei equipara a injúria ao racismo. A pena é de dois a cinco anos de prisão e pode ser dobrada se cometida por duas ou mais pessoas.