O Instituto EXATUS, a pedido do jornal AGORA RN, realizou um estudo pioneiro em Natal acerca da situação do transporte público em Natal. Divulgada nesta quinta-feira 27, a pesquisa inédita entrevistou 603 usuários do transporte em todas as regiões da capital potiguar. Segundo a pesquisa, 60,86% dos entrevistados estão insatisfeitos com o transporte público na cidade, de forma geral.
Os usuários avaliaram aspectos cruciais do serviço ofertado em Natal, tais como: pontualidade dos ônibus, cobertura das linhas, limpeza dos veículos, segurança, lotação e disponibilidade de informações. Esses critérios foram escolhidos para cobrir os elementos que impactam a experiência dos passageiros e a eficiência do sistema de transporte público.
Falta de pontualidade dos ônibus foi um dos aspectos mais criticados pelos usuários, segundo pesquisa EXATUS. Foto: José Aldenir/AGORA RN.
A maioria dos entrevistados, quase 75%, informou que utiliza o transporte e pega ônibus, micro-ônibus ou vans diariamente. Uma pequena parcela (2,32%) informou que utiliza trens e outros (1%). De forma geral, 60,86% dos entrevistados afirmam que não estão satisfeitos com o sistema de transporte público: muito insatisfeito (19,07%) e insatisfeito (41,79%).
Já 24,21% disseram que são indiferentes, enquanto que 14,59% apontaram que estão satisfeitos com o transporte público, assim como 0,33% disseram estar muito satisfeitos.
Professor da UFRN e especialista em Transportes, Rubens Ramos afirma que, de modo geral, os resultados da pesquisa refletem o que a sociedade já conhece da qualidade do transporte. A pontualidade dos ônibus foi um dos aspectos mais criticados pelos usuários. Dos entrevistados, 33% consideram que o serviço é “às vezes pontual, às vezes atrasado”, enquanto 22% afirmam que os ônibus são “frequentemente atrasados” e 26% disseram que os veículos estão “sempre atrasados”. Apenas 5% dizem que os horários são pontuais.