Após reunião entre representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) e do Sindicato dos Rodoviários (Sintro), realizada no final da manhã desta quarta-feira (26) na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Natal, ficou acordado que o percentual da frota circulante durante a próxima sexta-feira (28) será de 40%. Para a data, está prevista a realização de diversas manifestações contra as reformas trabalhista e da previdência, em discussão no Congresso Nacional.
Caso o acordo vigore, dos cerca de 700 ônibus que integram a frota operante em Natal, aproximadamente 280 veículos deverão sair às ruas na sexta, guardadas as proporções do número de ônibus em cada linha.
Conforme o TRT-RN, a audiência de mediação foi coordenada pelo desembargador Bento Herculano Duarte Neto, que convocou as partes interessadas para discutirem a questão sem a necessidade da impetração de dissídio coletivo por parte das empresas de ônibus, o que demandaria tempo para tramitação e estenderia a indefinição do percentual mínimo para circulação dos coletivos entre patrões e empregados.
Ontem (25), os rodoviários decidiram por manter 30% dos ônibus em circulação, para que os integrantes da categoria participem das manifestações marcadas para a sexta-feira. À reportagem, o Sintro informou que os dirigentes do sindicato estão reunidos, na tarde de hoje, para discutir a questão, que poderá corroborar, ou não, o percentual definido na audiência.