Diante do fechamento da passagem de Rafah, nesta sexta-feira (10/11), os brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza devem fazer nova tentativa de cruzar a fronteira neste sábado (11/10). A informação foi divulgada pelo G1 e confirmada pelo Metrópoles, junto à Embaixada do Brasil na Palestina.
Apesar do nome de 34 brasileiros e familiares próximos constarem na lista desta sexta, a passagem não ocorreu diante de um impasse com a retirada de feridos do território palestino.
A retirada do grupo a ser repatriado pelo Brasil, porém, depende da reabertura da fronteira pelo Egito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou mais cedo que a situação na Faixa de Gaza impede cravar data da saída de brasileiros.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, explicou ao Metrópoles que a abertura para estrangeiros e portadores de dupla nacionalidade só ocorreria após a passagem de ambulâncias.
“[Há] Notícias de forte presença militar israelense e combates ao redor de hospitais, o que impede ou dificulta a saída de ambulâncias”, diz Candeas. “Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros”, completa.
Metrópoles