Guardas municipais vão passar por aperfeiçoamento de tiro com arma de fogo

- publicidade -

Setenta e dois agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) passam na próxima terça-feira (02), por um treinamento prático com uso de armamento de fogo. As instruções oferecidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semdes) e pelo Comando da GMN vão acontecer no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e têm os objetivos de manter o porte legal de arma da instituição e aperfeiçoar os guardas municipais no manuseio e uso do equipamento bélico.

O procedimento de qualificação do efetivo é comum na corporação e todos os guardas são submetidos anualmente a instruções de aperfeiçoamento profissional. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais. Outro ponto importante é que a Prefeitura realizou a aquisição de pistolas .380 e carabinas calibre 12 que estão sendo utilizadas nas ruas pelas guarnições de patrulhamento ostensivo da instituição, o que requer treinamento prático periódico de maneira a fazer com que o agente utilize o equipamento dentro dos preceitos legais e técnicos.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que outras turmas de guardas municipais já passaram pela capacitação neste ano e que outras vão realizar o mesmo treinamento no decorrer do meses. “Sabemos que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública atenda às necessidades do cidadão, já que teremos uma Guarda mais preparada para o serviço ostensivo” e para a defesa social que é de sua competência”, comentou.

A qualificação é conduzida pelo subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, que é credenciado como instrutor de tiro junto ao Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte. O guarda municipal de Natal tem direito ao porte de arma de fogo dentro e fora do serviço. A instituição exerce suas funções armada desde a sua fundação, em 04 de junho de 1991. Atualmente a GMN conta com um efetivo aproximado de 450 guardas municipais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais