Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que uma a cada três brasileiras com 16 anos ou mais foi espancada, xingada, ameaçada, agarrada, perseguida, esfaqueada, empurrada ou chutada nos últimos 12 meses. A pesquisa, intitulada “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, foi encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que entrevistou mulheres de todo o país. Dados mostram que 29% delas afirmaram ter sofrido violência física, verbal ou psicológica no ano anterior.
De acordo com o estudo, 503 mulheres foram vítimas de agressões físicas a cada hora no Brasil. Os dados apontam também que dois a cada três brasileiros (66%) presenciaram uma mulher sendo agredida física ou verbalmente no mesmo período.
A diretora-executiva do fórum, Samira Bueno, destaca que os resultados mostram que a violência “faz parte da gramática dos relacionamentos no país e que é algo socialmente tolerado.
A pesquisa apinta ainda que agressor era conhecido das vítimas em 61% dos casos relatados, e que as agressões ocorreram principalmente em casa (43%) e na rua (39%), mas também no trabalho (5%) e na balada (5%) e foram mais frequentes entre mulheres de 16 a 24 anos (45%).