O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte reuniu na manhã desta quinta-feira (30) os comandantes das Unidades Operacionais e Administrativas para apresentar o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico da Corporação, que fará um diagnóstico das dificuldades e potencialidades da Instituição.
O objetivo geral do Planejamento Estratégico é construir uma base sólida de informações para subsidiar as tomadas de decisões, no presente, com base no passado, projetando o futuro da organização. Por meio do Planejamento, será possível nortear as ações, estabelecer planos, metas, objetivos, prazos e estratégias a serem alcançadas pela Instituição.
O vice-presidente da Comissão de elaboração do Planejamento Estratégico, o tenente-coronel Josenildo Acioli Bento, explica que a ideia da Corporação é que o Planejamento seja criado de forma compartilhada e que todos possam se envolver, de modo que possa ser feita a melhor análise possível. No fim da reunião, os comandantes receberam questionários a serem aplicados pelo efetivo. O tenente-coronel Acioli explicou ainda que o Planejamento estará alinhado com o Plano Estadual de Segurança Pública e a Governança Inovadora.
A Comissão é formada pelos tenentes-coronéis Valle, Aciolli, Carvalho, Santos Lima, Monteiro, pleo Capitão Modesto, Capitão Franco e tem a Major Denise, como convidada. No momento, os trabalhos ainda estão na primeira fase que é do diagnóstico estratégico. “A nossa preocupação nesse momento é responder a pergunta básica: qual a real situação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, quanto aos aspectos internos e externos?”, explica o tenente-coronel Acioli.
O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, ressaltou a importância do Planeamento Estratégico. “O caminho é esse. Organizar a Instituição dentro desses parâmetros. Não podemos pensar apenas a curto prazo, mas que o trabalho se perpetue, independente de quem esteja no comando e vale ressaltar que este trabalho está sendo feito a várias mãos”.