Obra na lagoa de captação do Sarney exige desapropriação de 52 imóveis

- publicidade -

Diante das chuvas intensas que atingem Natal neste mês de junho, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) anunciou obras estruturantes para conter os alagamentos causados pelo transbordamento de lagoas de captação. Uma das intervenções mais importantes será a instalação de uma tubulação na lagoa de José Sarney, na Zona Norte, que exigirá a desapropriação de 52 imóveis. A licitação já foi realizada e a empresa contratada aguarda a desocupação para iniciar os trabalhos.

“A Prefeitura já vem atuando naquela localidade desde o início do ano, tanto com a contratação, fazendo reunião com os moradores acerca da necessidade de cooperação, da desocupação da área, para a gente poder iniciar a obra. O que é possível ser feito, paliativamente, a Prefeitura está fazendo”, afirmou a secretária Shirley Cavalcanti, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira 23.

Ao AGORA RN, a pasta confirmou que o problema só será resolvido com uma tubulação que passará pela Rua do Riacho. “A Seinfra está em processo de alinhamento com a população, para a desocupação da área e início da obra. A licitação já ocorreu e a empresa já foi contratada para poder iniciar a obra”, diz a nota.

A obra na Lagoa do Sarney tem como objetivo interligar os sistemas das lagoas Sarney e Soledade. “Depois dessa obra, a gente vai conseguir resolver em definitivo o problema daquela lagoa”, garantiu Shirley. Enquanto isso, medidas paliativas continuam sendo adotadas, como o acompanhamento pela Defesa Civil e a limpeza prolongada do reservatório. “Já fizemos um trabalho de limpeza de 40 dias naquela lagoa”, acrescentou.

No bairro de Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste da cidade, outra ação emergencial está em andamento. A bomba da lagoa de São Conrado, que havia sido danificada, foi consertada e voltou a funcionar. Além disso, uma segunda bomba está sendo instalada para acelerar o escoamento da água que invadiu diversas casas na região. “A prefeitura já adquiriu uma nova bomba com muito mais capacidade. A casa de bomba já está em reformas”, detalhou Shirley.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais