A prefeita eleita de Parnamirim, Professora Nilda (SDD) anunciou a equipe de transição que vai analisar os dados da atual gestão, comandada por Rosano Taveira (Republicanos), nesta terça-feira 15. O grupo, composto por 23 pessoas, conta com especialistas e figuras políticas, como o tabelião Airene Paiva, o ex-deputado estadual Kelps Lima e o ex-prefeito Maurício Marques.
Maurício, no entanto, enfrenta diversas denúncias relacionadas à sua administração anterior. Ele foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de desviar quase R$ 3 milhões de recursos federais da educação entre 2013 e 2015, além de participar de contratos fraudulentos. Suas contas de 2014 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por não aplicar o mínimo constitucional de 25% dos impostos em educação.
A equipe de transição terá como principal missão fornecer um diagnóstico detalhado sobre as condições do município e sugerir as primeiras medidas do novo governo, que assume em 1º de janeiro de 2025.
Na primeira reunião, também realizada nesta terça-feira, Nilda deu as diretrizes para o trabalho, destacando que a prioridade será a transparência. “Queremos saber a verdade sobre a gestão de Parnamirim. Precisamos conhecer a situação financeira para tomar decisões acertadas”, afirmou.
A prefeita eleita garantiu que o foco da equipe é técnico e político, com a colaboração dos partidos que apoiaram sua candidatura, e que o trabalho será conduzido de forma responsável e transparente.
“Formamos uma equipe qualificada e contamos com a colaboração da atual gestão para um bom diagnóstico inicial”, disse Nilda, ao ressaltar que não pretende realizar um “caça às bruxas”, mas sim obter informações estratégicas para uma transição tranquila.
A seguir, os nomes da equipe de transição e suas respectivas áreas de atuação, incluindo o coordenador Airene Paiva e o ex-prefeito Maurício Marques, que terá atuação na área de administração.