ALRN aprova Programa de Saúde Mental para pais e cuidadores de pessoas com deficiência

- publicidade -

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (28) a criação do Programa de Saúde Mental e Prevenção de Depressão e Suicídio para pais e cuidadores de pessoas com deficiência. A matéria, de autoria do deputado Neilton Diógenes (PP), foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

Segundo o projeto, o Governo fica autorizado a criar aplicativo de celular gratuito para o oferecimento do atendimento psicológico por videoconferência, na modalidade online. Além disso, também deverão ser formatadas estratégias de enfrentamento de alterações sociais e de aceitação para estas pessoas, assim como o acolhimento de pais e educadores após diagnóstico da pessoa com deficiência, para orientações e informações específicas. 

“Os cuidadores frequentemente enfrentam o estigma social, a exaustão física e emocional, o que os coloca em risco de desenvolver problemas de saúde mental. Cuidadores emocionalmente saudáveis estão mais aptos a oferecer um ambiente estável e de apoio às pessoas com deficiência”, disse Neilton em sua justificativa para a matéria.

Na mesma sessão ainda foram aprovadas outras duas propostas do deputado Neilton. Uma delas institui o Programa Turístico Pedagógico na Rede Estadual de Educação, enquanto a outra cria o Programa Estadual de Acompanhamento Pré-Natal e Pós-Parto de gestante com Transtorno do Espectro Autista. Também foi autorizada a realização de sessão solene na Casa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais