Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa, o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) destacou o lançamento do Centro de Reabilitação ABA no município de Macaíba, previsto para a próxima sexta-feira (19). A unidade prestará atendimentos na rede pública de saúde através da terapia de Análise do Comportamento Aplicada, abordagem da psicologia usada para a compreensão do comportamento humano.
“Macaíba se transforma no primeiro município do Estado a dispor de um centro ABA, método revolucionário e de grandes resultados voltado para as pessoas com transtornos de desenvolvimento. A unidade chega como um instrumento de transformação para as famílias daquela cidade. São vidas que serão transformadas, processos de inclusão que ganharão novo impulso a partir deste ato”, comemorou Kleber Rodrigues.
De acordo com o parlamentar, o centro de reabilitação prestará atendimentos com especialidades em fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropedagogia, pedagogia, fisioterapia e terapia ocupacional para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “E o melhor: de forma gratuita e com muita qualidade”, observou ele.
Kleber Rodrigues salientou que a instalação do ABA Macaíba “nasceu após uma viagem feita na companhia do prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, à cidade de Santos, em São Paulo. Fomos visitar à sede da Clínica-Escola do Autista, uma referência no país, ligada à USC Saúde, uma associação civil sem fins lucrativos e de natureza filantrópica, voltada às pessoas do espectro autista. Naquela ocasião, o objetivo era conhecer a experiência local para desenvolver projeto semelhante. Agora, o sonho se torna realidade”, ressaltou.
Ainda segundo o deputado, o município demonstra com a iniciativa o comprometimento com a cidadania, focando na qualidade e ampliação dos serviços. “Um município que cada vez mais assume características de município empreendedor, humano e inclusivo”, avaliou.
“Ao ver a estrutura, pronta para receber crianças, me deparo com duas verdades: a de um novo momento para o povo macaibense e a certeza de que o ABA Macaíba se tornará um modelo para outros municípios potiguares. Pioneirismo de uma terra, um marco para o processo de inclusão, um pilar que será erguido para a construção da cidadania”, acrescentou Kleber.