Assembleia Legislativa do RN recebe representantes da Casa Legislativa de Sergipe

- publicidade -

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) está recebendo representantes da Assembleia Legislativa do Sergipe (Alese) para uma visita de dois dias. O objetivo é compartilhar conhecimentos e avaliar possíveis parcerias tecnológicas através do e-Legis. A delegação sergipana é composta por Daniel Marques Belém, coordenador-geral de Tecnologia da Informação, e Marcelino Nascimento de Oliveira, servidor da Assessoria Técnica da Secretaria-Geral da Mesa Diretora.

O coordenador de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica da ALRN, Berg Freire, está recebendo e apresentando os sistemas desenvolvidos pela ALRN aos visitantes. “Estamos mostrando o processo legislativo, o sistema de elaboração de emendas integrado com o Sigef do Governo do Estado, além do gerenciamento das sessões plenárias e todo o procedimento de sistema digital de votação”, explicou Berg.

Daniel Marques Belém destacou como conheceu o Sistema e-Legis. ” O convite foi formulado pelo deputado Hermano Morais durante o 2º Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) que ocorreu em Sergipe no mês de junho”, relatou Daniel.

Berg Freire enfatizou a eficiência e a inovação dos Sistemas e-Legis. “Este ano conseguimos fazer toda a votação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária, LDO/2025, e entregar ao Governo do Estado o relatório final em tempo recorde, graças ao nosso sistema digital”, afirmou. No final do ano passado, o sistema demonstrou sua eficiência e eficácia ao realizar a votação e entrega ao Governo do Estado da Lei Orçamentária Anual (LOA/2024), ainda no exercício financeiro anual.  

Para Daniel Marques Belém, a transparência do sistema é um dos principais atrativos. “Além da transparência, a otimização do trabalho e a velocidade são aspectos-chave do sistema”, destacou.

Marcelino Nascimento de Oliveira elogiou a inovação do sistema de vídeo da ALRN. “A busca de conteúdo pelo próprio vídeo é uma inovação que não tinha visto em nenhum outro lugar. Esse acesso realmente facilita o trabalho”, afirmou.

A visita dos servidores da Alese à ALRN representa um importante passo na troca de experiências e na busca por melhorias contínuas nos processos legislativos através da tecnologia.

O e-Legis é um sistema da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) que automatiza tarefas relacionadas à gestão de documentos, processos, reuniões e votações. O sistema também permite aos utilizadores criar consultas, relatórios e análises de resultados para acompanhar e divulgar os trabalhos parlamentares. Em 2021, o e-Legis foi premiado com o Prêmio Unale Assembleia Cidadã.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais