O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) esteve presente na abertura do 8º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Natal. O evento ocorre em paralelo com a 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turístico do RN, que conta com expositores de diversas cidades norte-rio-grandenses.
O fórum trouxe para o estado o debate em torno do desenvolvimento do turismo como atividade econômica nacional e regional, reunindo empresários, hoteleiros, gestores públicos, estudantes de Turismo e autoridades, nacionais e estrangeiros.
Para o senador Garibaldi alguns dados apresentados podem ser melhorados para incentivar a atividade econômica, destacando a atuação dos municípios do interior como incremento do turismo no RN. Porém, o senador lembrou que apesar da crise e outras adversidades, os hotéis em Natal e cidades turísticas próximas estiveram com sua ocupação no máximo, mesmo passando a alta estação.
“Chamou a atenção que mesmo com o nosso potencial, nacional e local, o Brasil ainda não bateu os seis milhões de visitantes estrangeiros. Temos ainda o visitante interno, que quer conhecer o Brasil. Por onde eu ando escuto que Natal é lindo e que gostariam de conhecer. Pois eu digo que todo nosso estado tem esse potencial. Apesar de respeitar os demais estados, nós temos as praias, as serras, as águas termais, turismo de aventura e muito mais”, disse o senador.
Garibaldi se comprometeu em levar o assunto ao Senado Federal, onde ele ocupa a vice-presidência da Comissão de Assuntos Econômicos, além de se colocar a disposição dos gestores municipais quando estiverem em Brasília.
A abertura do fórum contou com a presença dos organizadores, Gustavo Porpino e Antônio Roberto Rocha, o governador Robinson Faria, a secretária de Turismo de Natal, Cristiane Alecrim, o representante da Assembleia Legislativa do RN, os deputados estaduais Tomba Faria e Larisse Rosado, e o presidente da comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal, vereador Felipe Alves, vereadora Júlia Arruda, e o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.