Márcia Maia cobra do Governo urgência na construção de leitos de UTIs Infantis

- publicidade -

A redução de 37% na quantidade de leitos infantis no RN e a cobrança ao Governo do RN para que priorize a solução deste problema foi o destaque do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB) na sessão plenária desta terça-feira (28). A deputada lembrou que foram destinados recursos através de emendas parlamentares com esta finalidade.

“Estamos aqui apresentando novo requerimento para cobrar respostas, pois nós conseguimos remanejar mais de R$ 2,4 milhões destinados à implantação de novos leitos de UTIs infantis. Queremos fazer essa cobrança, pois conseguimos colocar em restos a pagar porque não foram utilizados, apesar dos alertas do Movimento Criança Viva, das mães e profissionais de saúde que fazem parte desse movimento. Muitas crianças estão morrendo por falta de leitos”, alertou a deputada.

Márcia Maia chamou a atenção para a questão do déficit de leitos infantis pelo SUS no RN, bem como à deficiência de leitos neonatais, fazendo com que o Estado não atinja o mínimo recomendável pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que recomenda o mínimo de 4 leitos para cada mil nascidos vivos, enquanto que o Estado conta com apenas 2 vagas.

A deputada lembrou que seu mandato destinou emendas à Secretaria de Saúde do RN (Sesap) justamente com este objetivo, de ampliar o número de leitos, bem como para investimentos na área de Segurança. “Essa é uma luta enorme e deve continuar este ano”, afirmou. Lembrou ainda a audiência pública realizada na Casa para tratar do remanejamento de emendas com esse objetivo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais