Coreia do Norte está pronta para novo teste nuclear, diz organização

- publicidade -

Imagens de satélite de uma base militar na Coreia do Norte indicam que o regime do ditador Kim Jong-un está preparado para conduzir um novo teste nuclear, declarou nesta quarta-feira (12) a organização americana 38 North.

Segundo especialistas da organização, que monitora a situação no país, imagens aéreas registradas na quarta mostram uma atividade contínua de funcionários em instalações da base de Punggye-ri. Desde 2006, o regime norte-coreano realizou cinco testes nucleares no local.

A revelação ocorre em meio a tensões crescentes na região. Ao longo da última semana, os Estados Unidos enviaram uma frota da Marinha para Península Coreana, e a Coreia do Norte disse estar “pronta para reagir” a qualquer ataque.

Buscando conter as tensões, a China, principal aliada da Coreia do Norte, afirmou nesta quinta-feira (13) que a força militar não resolverá os problemas da região.

“A força militar não pode resolver a questão”, declarou o chanceler da China, Wang Yi. “Em meio aos desafios, há oportunidades. Em meio a tensões, nós também encontramos uma espécia de oportunidade para retornar às negociações.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira acreditar que o governo da China quer nos ajudar com a Coreia do Norte. O republicano se reuniu com o presidente da China, Xi Jinping, na semana passada na Flórida e conversou com ele por telefone há alguns dias.

Segundo Trump, a China tomou um “grande passo” para conter as ambições militares da Coreia do Norte ao rejeitar a importação de carvão, item importante para a economia norte-coreana. As sanções da China ao carvão norte-coreano foram anunciadas no ano passado, após o regime conduzir um teste nuclear, e começaram a ser implementadas em fevereiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais