A unidade móvel Sesc Saúde Mulher estacionará em duas cidades potiguares entre os meses de junho e julho. O projeto pioneiro do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, visitará primeiramente o município de Várzea, com inauguração marca para dia 6 de junho. No dia 29 de junho, é a vez de Jundiá. A unidade ficará estacionada durante 15 dias corridos em cada cidade. Os agendamentos iniciam no mesmo dia da solenidade.
A nova unidade móvel, recém chegada ao estado para substituir a anterior, conta com uma equipe formada por enfermeira, educadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice e médica. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (mamógrafo digital e proteção radiológica), banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.
Para fazer a mamografia, a mulher precisa ter entre 50 e 69 anos; já o preventivo, chamado Papanicolau, contempla a faixa etária de 25 a 64 anos. Para solicitar o agendamento, a mulher deve estar munida de documentos de identidade (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência. A expectativa é de que sejam realizadas 798 mamografias e 672 preventivos durante a permanência em Várzea e Jundiá, além de orientações sobre saúde nas escolas e comunidades.
Sobre a unidade móvel
Inaugurada em julho de 2012 no RN como um projeto pioneiro no país, o Sesc Saúde Mulher já passou por Natal, Angicos, Lajes, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, São José do Campestre, Parnamirim, Areia Branca, Afonso Bezerra, Serra de São Bento e Nova Cruz. Desde a inauguração até abril de 2017, foram realizados 142.306 atendimentos de exames e orientações sobre saúde nos municípios.