A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu na manhã desta segunda-feira (24), representantes do poder público da prefeitura de Lajes Pintadas, que vieram conhecer a estrutura, equipamentos e o trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal da capital. A representação composta por vereadores, secretários municipais e agentes comunitários foi recebida pelo titular da Semdes, João Paulo Mendes.
Na ocasião, o chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Paulo Costa, ministrou uma palestra explicativa abordando o tema “A importância da Defesa Civil”, onde pontuou medidas preventivas de defesa civil visando à redução de risco focadas em um trabalho de planejamento contínuo. Foram discutidas questões relacionadas a importância do plano de contingência, mapeamento de risco, avaliação de segurança, criação de sistemas de alerta e de capacitação de pessoal, além da elaboração de documentos de orientação para redução de riscos e desastres.
Os representantes do município de Lajes Pintadas também tiveram acesso aos equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelos agentes de defesa civil de Natal e outros utilizados em situação de crise, a exemplo de bote inflável, bombas de sucção de águas, boias, rádios comunicadores portáteis e aparelhos eletrônicos de medir distâncias. Conheceram os procedimentos desenvolvidos pela Semdes em casos de atendimento de ocorrências causadas por chuvas intensas e as ações preventivas empregadas durante todo o ano na cidade. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer in loco áreas de riscos que são monitoradas pela gerência de Defesa Civil da capital, a exemplo de pontos situados na região Leste da cidade.
O titular da Semdes, João Paulo Mendes, avaliou como positiva a visita no tocante a integração dos vários órgãos de defesa civil do estado e da troca de informações, que habilita as instituições a agirem de maneira mais eficiente diante da necessidade da intervenção nas várias situações apresentadas. O gestor ressaltou ainda que Natal é referência no trabalho de defesa civil municipal no Rio Grande do Norte.