Após o presidente do Globo Futebol Clube, Marconi Barreto, ter afirmado receber uma proposta da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), na qual teria sido oferecido mil reais a cada jogador do Globo para que ele vencesse a partida contra o América, José Vanildo, presidente da FNF, reconheceu que em alguns jogos a Federação premia aos vencedores quando existe o recurso financeiro por parte da FNF ou até mesmo com a devolução da renda em favor do clube mandante.
Em entrevista à Rádio Universitária, o presidente da entidade afirmou que a prática não acontece em todos os jogos, e que o critério prioriza as partidas onde existe um nível maior de relevância para o campeonato.
“Não se trata de premiar perdedor, e sim vencedor. Só acontece em alguns jogos que tenham maior relevância. Em algumas rodadas nós concedemos algumas partes ao América, ABC, Assú, Potiguar, Baraúnas, ao Alecrim. Isso é algo de praxes”, afirmou o presidente.
Na manhã desta sexta-feira (5), o empresário e presidente de honra do Globo, Marconi Barretto, disse que vai ingressar na justiça para obrigar a entidade discriminar o balanço da federação. O dirigente do clube de Ceará-Mirim não está satisfeito com a forma como foram apresentadas as contas e ressaltou que pretende saber “em quê são investidos cada real”.
No ano de 2016, segundo o Relatório das Atividades Administrativas e Financeiras publicado no site da CBF, a Federação Norte-Riograndense de Futebol recebeu de receitas operacionais a importância de R$ 2.447.494,00. Veja os números do balanço da FNF AQUI.