Após rodada dura, brasileiros fazem suas contas na Libertadores

- publicidade -

A fase de grupos da Libertadores está se aproximando do seu fim, e os torcedores de cada time já começam a fazer as contas pela classificação para o mata-mata. A rodada não foi generosa com a maioria dos brasileiros: apesar das boas vitórias de Flamengo e Atlético-MG, vieram derrotas para Botafogo, Atlético-PR, Palmeiras e Grêmio até agora – o Santos fecha a rodada nesta quinta, em casa, contra o Santa Fe.

O Portal Natal Notícias mostra o que é necessário para que cada equipe brasileira que já jogou nesta semana avance às oitavas de final. Confira:

Grupo 1: Botafogo

A derrota para o Barcelona de Guayaquil (dez pontos) impediu que o Botafogo (sete) garantisse antecipadamente a classificação – a vaga foi para o time equatoriano. Mas a situação ainda é relativamente tranquila: se o time carioca pelo menos empatar em casa com o Atlético Nacional (três) na próxima rodada, e o Estudiantes (três) não vencer o Barcelona fora, a vaga já é alvinegra.

Se não conseguir garantir a classificação na próxima rodada, o Botafogo terá de decidir a vida contra o Estudiantes, fora de casa. Neste caso, qualquer vitória simples é suficiente; se empatar ou até perder, dependerá do outro jogo (Atlético Nacional x Barcelona) para avançar.

Grupo 4: Flamengo e Atlético-PR

A vitória sobre a Universidad Católica (cinco pontos) deixou o Flamengo (nove) em situação muito boa. Um empate na última rodada contra o San Lorenzo (sete), fora de casa, será suficiente para garantir a classificação. Mesmo se perder na Argentina, o Fla ainda pode avançar, desde que o Atlético-PR (sete) não vença a Católica no Chile.

Já o Furacão está em posição um pouco mais complicada. Para não depender do outro jogo, precisará vencer a Universidad Católica fora de casa. Se empatar, só avança se o Fla vencer o San Lorenzo em Buenos Aires. E se perder, precisará de uma vitória carioca de pelo menos dois gols a mais de diferença sobre o San Lorenzo, para superar o time argentino no saldo.

Grupo 5: Palmeiras

Apesar da derrota fora de casa para o Jorge Wilstermann (nove pontos), o Palmeiras (dez) ainda está em situação bem confortável. Mesmo se perder em casa por 1 a 0 na última rodada para o Atlético Tucumãn (sete), o time alviverde se classifica, pois supera o time argentino no saldo de gols.

A única possibilidade de o Palmeiras ficar fora é se perder por dois ou mais gols de diferença para o Tucumãn no Allianz Parque, e ao mesmo tempo o Jorge Wilstermann pelo menos empatar fora de casa com o já eliminado Peñarol (três).

Grupo 6: Atlético-MG

Pode-se dizer que o Galo (dez pontos) está virtualmente classificado para as oitavas de final. Se o Libertad (quatro) não vencer o Godoy Cruz (dez) fora de casa nesta quinta-feira, a vaga já fica matematicamente confirmada.

Mesmo se o Libertad ganhar o jogo, o Atlético ainda chega tranquilo para a última rodada. Até perdendo em casa do Godoy Cruz, está quase certo que o time mineiro se garanta nas oitavas de final. O Libertad, que poderia ultrapassá-lo, possui hoje dez gols a menos de saldo que o Galo e teria provavelmente de aplicar uma goleada histórica no eliminado Sport Boys (um) na partida final.

Grupo 7: Chapecoense

A situação da Chape (quatro pontos) está mais complicada entre os times brasileiros. Se perder do Lanús (sete) fora de casa, na próxima rodada, estará praticamente eliminada por causa do saldo de gols muito ruim (-4). Se empatar, a situação também fica muito delicada, a menos que o Zulia (quatro) vença em casa o Nacional (sete) e impeça o time uruguaio de pontuar.

Portanto, uma vitória sobre o Lanús é importante para o time entrar na última rodada com chances consideráeis. Neste caso, no jogo final, contra o Zulia, em Chapecó, uma nova vitória deve ser suficiente para garantir a vaga, ainda assim, existe a chance de terminar atrás de Lanús e Nacional, por causa do saldo de gols. De qualquer maneira, a Chape não depende mais só de si mesma.

Grupo 8: Grêmio

O Grêmio (dez pontos) é outro praticamente classificado. O time tricolor lidera o grupo e enfrenta na última rodada, em casa, o lanterna e eliminado Zamora, que ainda não pontuou na Libertadores. Uma vitória simples ou mesmo um empate garante a classificação. Mas até se tropeçar feio e perder, a chance de avançar ainda está muito alta.

O motivo é que os outros dois concorrentes, o Deportes Iquique (nove) e o Guaraní(sete), devem “se matar” no jogo final. Antes, ainda, o Guaraní enfrenta o Zamora nesta quinta-feira para fechar a quinta rodada, se não vencer, o Grêmio está matematicamente classificado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais