O avanço tecnológico há muito tempo deixou de ser ficção e vem transformando, a nível global, o cenário industrial. Na era da manufatura avançada, a nova lógica de produção, conhecida como Indústria 4.0, se refere à integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso.
Para debater o tema, a Semana da Indústria realizará palestra no dia 23 de maio, às 19h30, no CTGAS-ER, com o pesquisador André Pierre Mattei. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Faça sua inscrição através do link:
httpss://www.sympla.com.br/palestra-industria-40__143605
Segundo especialistas, a Indústria 4.0, conceito que surgiu em 2011, na Alemanha, trata-se de um advento da competitividade industrial, um passo adiante na automação das fábricas, com a crescente substituição de trabalhadores em funções repetitivas, em busca da máxima eficiência nos processos produtivos. Toda a cadeia de produção é automatizada e digitalizada.
Pesquisador com foco na Indústria 4.0, engenharia baseada modelo do sistema, André Pierre Mattei é diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, aplicados tanto a micro/ nanosatélites como a aeronaves não tripuladas leves. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Redes Brasileiras de Fenotipagem Vegetal. Ex- professor no ITA, professor visitante no MIT (EUA) e na universidade francesa ISAE-Supaero, coordenou o cursos de graduação em engenharia aeroespacial no ITA. Doutorado em Ciência da Computação pela USP, Mestrado em Física pelo ITA, Engenharia Eletrônica pelo ITA, MBA em Gestão pela ESPM, MBA em Gestão pela UFF, curso de Diretor de Estado-Maior pela Universidade da Força Aérea Brasileira e piloto e oficial militar Da Academia da Força Aérea Brasileira.