O Dia das Mães de 2017 deve movimentar R$ 14 bilhões no varejo brasileiro, aponta uma estimativa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A data é a segunda mais importante para o calendário do comércio e aproximadamente 109 milhões de brasileiros farão compras na ocasião.
Neste ano, porém, mesmo com um grande número de consumidores com intenção de comprar presentes, um alto percentual quer economizar. A pesquisa aponta que a maior parte (38%) dos brasileiros planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 27% pensam em diminuir. Os consumidores que não vão comprar presentes representam 25% da amostra e os indecisos são 2%.
A economia é o principal peso para esse comportamento, citada por 46% do público. Quase metade dos respondentes que diminuirão gastos pretende economizar – mas 28% querem comprar mesmo com contas atrasadas. Dentre a minoria, que pretende aumentar os gastos com presentes, o desejo de comprar um produto melhor (43%) e o encarecimento dos presentes (40%) são os mais mencionados. Apenas 20% disseram que vão gastar mais porque tiveram melhoria na renda.
Panorama
Segundo a pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, 73% dos brasileiros pretende fazer compras no Dia das Mães. Ao mesmo tempo, uma análise realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que a intenção de compra é de 47%.
Honório Pinheiro, presidente da CNDL, acredita que o quadro dá alguns sinais de que o varejo deve iniciar uma trajetória lenta de recuperação a partir deste semestre. “O Dia das Mães, como a data mais importante atrás do Natal, servirá de termômetro para confirmar ou não essa expectativa. De modo geral, a pesquisa demonstra que o brasileiro está cauteloso, mas ainda disposto a não deixar a data passar em branco”, explica.