Da escolha pela confeitaria desde a primeira lembrança do bolo de chocolate da mãe até assumir a cozinha de uma das mais conceituadas confeitarias do país, o carioca Thiago Faro, um dos destaques da Semana da Indústria, tornou-se sinônimo de referência gastronômica, numa relação simbiótica entre o sabor brasileiro e a técnica francesa. Optou pela culinária pâtisserie porque acredita que “a sobremesa é o que determina se um restaurante/confeitaria irá ficar na memória dos que frequentam”.
Na liderança da Confeitaria Colombo desde junho de 2014, o chef pâtissier Thiago Faro, 34 anos, define como “fantástico” o desafio de tocar a Colombo. “Sou movido a desafio e espero contribuir muito ainda nessa senhora de 123 anos”, comenta.
Thiago Faro acredita que as novas tendências da confeitaria perpassam por um mix de sabores e texturas. “A confeitaria é uma ciência exata, na qual qualquer diferença de temperatura ou gramatura fornece um outro produto”.
Com uma carreira solidificada a base de trabalho e suor, Thiago vê na dedicação a chave para ser um bom confeiteiro. “Qualquer um que estiver disposto a vivenciar a profissão consegue fazer uma carreira sólida”.
No mercado brasileiro de gastronomia, ele reconhece que são inúmeros os desafios, principalmente de mão de obra. “Vivemos hoje a era da velocidade da internet no celular, tudo acontece em segundos, as respostas aparecem em segundo e é nesse ritmo que que a mão de obra trabalha… querem evolução imediata, não conseguem entender que a consolidação é demorada”.
Quanto à formação na área da confeitaria oferecida no país, o chef acredita que se está no caminho certo, “porém ainda falta um pouco mais de incentivo e um pouco mais de gana por conhecimento tanto por parte dos alunos quanto dos professores”.
Com doze anos de profissão, Faro planeja novos voos. Deseja enveredar pela Gelateria, área que considera pouco explorada e com muito potencial no Brasil.
Para quem deseja seguir pela gastronomia, o Chef orienta que “É necessário compromisso com o alimento, com a equipe, com o trabalho, com o cliente e sem sombra de dúvidas, o gosto de servir ao próximo que é o que define a profissão de cozinha”.
Thiago Faro dará palestra e oficina na Semana da Indústria do Rio Grande do Norte sobre as Novas Tendências da Confeitaria, no Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta, no dia 23 de maio.