Embora o número de consumidores de Natal e Mossoró que pretende ir às compras no período que antecede à Páscoa este ano tenha diminuído, o valor médio das compras deve aumentar em relação ao mesmo período de 2016. É o que revela a Pesquisa de Intenções de Compras para a Páscoa 2017, realizadas nas duas cidades pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (IPDC/Fecomércio RN).
Em Natal, 53,8% das pessoas entrevistadas pretendem presentear alguém nesta Páscoa. A mesma pesquisa realizada em 2016 revelou que 66,9% das pessoas pretendiam presentear, uma queda de 13.1 pontos percentuais. Entre os 46,2% que não vão presentear, os motivos mais mencionados foram as “dificuldades financeiras” (51,5%) e o fato de “não seguir a tradição de presentear na data” (30,2%).
Já o gasto médio, deve ser de R$ 82,15, valor 4,3% maior do que o levantado pela mesma pesquisa em 2016, quando os consumidores pretendiam gastar R$ 78,80. 82,1% das pessoas devem comprar itens de até R$ 100, e 74,9% dos compradores disseram que vão realizar pesquisa de preço antes de adquirirem os produtos.
Os ovos de chocolate devem continuar sendo as mercadorias mais procuradas pelos consumidores durante a Páscoa (72,9%); seguidos das caixas de bombons (21,1%); barras de chocolates (6,3%); cestas de chocolate (3,9%); e chocolates caseiros (3%). Os maiores beneficiados com presentes serão filhos (38,1%); companheiros (as) (28,7%); pais (21%); sobrinho (a) (16,5%); irmãos (7,1%); afilhados (5,7%); netos (5,1%) e amigos (4,8%).
A principal forma de pagamento do público que respondeu à pesquisa será à vista/dinheiro (73%). A segunda opção mais lembrada foi o cartão de crédito parcelado (11%); depois cartão de crédito rotativo (9%); e à vista/cartão de débito (6,5%). Na pesquisa do ano passado, a preferência pelo pagamento à vista em dinheiro era de 74,8%; no cartão de crédito parcelado era de 12,9%; no cartão de crédito rotativo de 5,9%; e à vista/cartão de débito, 5,2%.
No que se refere ao local de compras, as lojas de shoppings (47%) e o comércio de rua (45,6%) devem ser os mais procurados, sendo os principais motivadores as ofertas e promoções (52,9%). Um dado novo que a pesquisa realizada em Natal de 2017 apresentou, foi a opção de compra pela internet, com 1,5% das respostas. Na pesquisa de 2016, esta opção não foi mencionada por nenhum dos participantes. E mais uma vez a população deve deixar para adquirir os produtos de última hora. 68,1% dos entrevistados prefere fazer suas compras na semana que antecede a data.
A maioria dos consumidores natalenses entrevistados pretende comemorar a Páscoa em casa (72,2%; contra 71,5% em 2016), na casa de parentes (21,9%; contra 21,5% em 2016), ou na casa de amigos (2,7%; contra 1,4% em 2016). E os pratos principais desta comemoração devem ser os peixes e crustáceos (76,2%), com um gasto médio de R$ 62,53 na compra destes itens. A pesquisa verificou ainda que 25,6% dos entrevistados deverão viajar no feriado, sendo 81,8% para cidades dentro do Rio Grande do Norte.