“Um Centro de pesquisa muito interessante, com um futuro certo”, foi a conclusão da Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könning, durante visita aos laboratórios do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras). Ao chegar, ela reuniu-se com a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão, que apresentou as atividades realizadas até 2016 e os Planos para 2017, no âmbito do CTGAS-ER.
Essas ações são objetos dos Projetos e Cooperações Técnicas entre a Confederação Nacional da Indústria-CNI e o Sistema FIERN/SENAI/CTGAS-ER, com as instituições da Alemanha, GIZ, da Renânia Palatinado-Câmara de Trier-AgroScience, Câmara de Comércio e Instituto Fraunhoffer. O diretor de Tecnologias, Fernando Queiroz, coordenadores , especialistas do Centro e o Consul Honorário da Alemanha, no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, também participaram dos entendimentos.
A visita ao CTGAS-ER foi realizada após a Cônsul ser recebida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte-FIERN, Amaro Sales de Araújo, que fez um relato da parceria com a Alemanha, destacando a participação de empresários do Estado em eventos empresariais e de capacitação naquele país e disse que o Rio Grande do Norte deverá sediar em 2019 o Encontro Brasil-Alemanha. “A tendência é esse intercâmbio aumentar”, afirmou Amaro Sales.
REUNIÃO
Em seguida à reunião no CTGAS-ER, a Consul Geral visitou o Laboratório de Mapas e Dados de Recursos Energéticos – LMD, uma sala de aula do Curso de Eletrotécnica, o Laboratório de Processamento de Gás –LPG, e as novas instalações dos laboratórios de Serviços e de Ensino, nas áreas de Energia Eólica e Solar, cooperação PETROBRAS e SENAI, que se encontram em implantação, através da GIZ/Apoio Técnico e Capacitação de Docentes, Projeto Verena-Câmara de Trier/Apoio Técnico e Financeiro. Em seguida conheceu o projeto do dessalinizador movido a Energia Solar , desenvolvido pelo LMD/Instituto AgroScience.
Em todas as ocasiões, representante do consulado germânico no Recife, Maria Könning, ouviu as explicações dos especialistas e procurou se inteirar sobre todo o trabalho desenvolvido, oferecendo, inclusive, a visita de um especialista alemão, recentemente chegado à embaixada da Alemanha, em Brasília, para entendimentos junto ao CTGAS-EER, na área de meio ambiente, o que demonstra o interesse em continuar com a parceria e a confiança depositada no CTGAS-ER.