Bocha: Estudante da UFRN conquista medalha de ouro em campeonato mundial

- publicidade -

Jéssika Azevedo da Silva, aluna do 6º período da graduação em arquitetura e urbanismo, do Centro de Tecnologia (CT/UFRN), celebrou, recentemente, a conquista de sua primeira medalha de ouro em um campeonato mundial, aos 21 anos de idade. A atleta representou a seleção brasileira de bocha na categoria de par BC3 no World Boccia Challenger, que aconteceu entre os dias 4 e 13 de outubro, em Cali, na Colômbia.

Para praticar a bocha paralímpica, é necessário apresentar um grau elevado de paralisia cerebral ou comprometimento dos membros motores. O esporte consiste em lançar bolas azuis ou vermelhas em direção a uma outra branca, conhecida como jack, todas de peso semelhante (280 gramas). Para pontuar é necessário deixar a bola colorida mais próxima da branca do que o oponente. Vence quem tiver mais pontos ao final de quatro rodadas.

Nessa competição, Jéssika disputou pela categoria BC3, voltada para deficiências muito severas, com uso de instrumento auxiliar ou de uma segunda pessoa. A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) convocou a aluna para participar com Jonathan Oliveira, atleta de São José dos Campos, São Paulo, que apresentou resultados promissores a nível nacional.

“Pra mim foi uma honra muito grande levar a bandeira do Brasil ao pódio, poder estar em primeiro lugar e ouvir o hino nacional. A competição como um todo foi uma experiência muito proveitosa e enriquecedora,” contou Jéssika Azevedo sobre a conquista.

No ano anterior, Jéssika já havia participado do World Boccia Challenger, no Chile, e conseguiu a medalha de prata na categoria individual. Esta foi sua primeira medalha de ouro no esporte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais