Igreja Universal terá de devolver R$ 204 mil a professora que doou todo o patrimônio

- publicidade -

A Igreja Universal do Reino de Deus terá de devolver 204,5 mil reais a uma professora da rede pública de São Paulo que, em seis meses, doou todo o seu patrimônio à instituição.

A igreja tentou reverter a situação, mas o pedido foi negado pela 29ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão foi divulgada nessa sexta-feira 11 pelo G1.

Em sentença proferida em março de 2022, o TJ-SP já havia apontado que “as diversas campanhas de doação promovidas pela ré revelam-se como prática de pressão moral injustificada pelos pastores aos crentes frequentadores da Igreja Universal, mesmo porque se estimula o despojamento total de seus bens em favor da organização religiosa”.

À época, a igreja afirmou que a decisão demonstra “flagrante intolerância religiosa” e “pratica a intervenção judicial à organização religiosa para atribuir o valor de ilicitude ao simples ato de as doações serem vinculadas ao discurso religioso da ‘bem-aventurança’.

A mulher transferiu 197 mil reais à igreja em junho de 2018, em dois depósitos. Antes, em dezembro de 2017, ela havia enviado 7,5 mil reais.

Carta Capital

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais