Você já deve ter ouvido que o Enem é “o maior vestibular do país”. Essa informação tem um fundo de verdade, pois todo ano milhões de estudantes fazem esta prova, que tem 180 questões, uma redação e dura dois dias.
O Enem foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio nacional, mas pouco a pouco foi ganhando importância e hoje a nota do Exame é utilizada para entrar em uma série de programas do Governo Federal, além de servir para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
É importante saber que a prova do Enem, sozinha, não tem concorrência entre os participantes e não “passa” ninguém automaticamente para uma universidade. O candidato a uma bolsa de estudo, vaga em universidade pública ou financiamento estudantil precisa se inscrever nesses programas e cumprir alguns critérios para que a sua nota do Enem seja usada. No caso do certificado do ensino médio, é obrigatório marcar essa opção no momento da inscrição no Enem.
Veja, a seguir, de quantos pontos você precisa para participar desses programas e usar sua nota do Enem para entrar na faculdade, conseguir financiamento estudantil, ou o certificado do ensino médio!
Você pode usar seu desempenho no Enem para obter uma bolsa de estudos em faculdade particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
É preciso ter pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação do Enem para se inscrever no ProUni.
O sistema só aceita a pontuação do Exame mais recente. Uma vez inscrito, você passa a concorrer com outros candidatos a uma mesma vaga e quanto maior sua pontuação no Enem, maiores serão suas chances de conseguir uma bolsa do ProUni.
Pontuação no Enem para entrar em universidade pública
Cursar uma universidade pública e gratuita é o sonho de muitos brasileiros. E ele pode ficar mais próximo se você tiver uma boa pontuação no Enem e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que seleciona candidatos a uma vaga em universidades públicas usando unicamente a pontuação do Enem. Para participar é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, com nota maior do que zero na redação.
Apesar de não exigir pontuação mínima para fazer a inscrição, quem quiser passar no Sisu precisa ter uma boa nota . A partir de 500 pontos no Enem é possível entrar em uma universidade pelo Sisu, em cursos menos concorridos. Já para passar em Medicina, Direito e Engenharia pelo Sisu, os candidatos precisam de 800 pontos ou mais no Enem.
Pontuação no Enem para pedir o FIES
O FIES é um programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal para ajudar a pagar a faculdade particular. Os juros são baixos, de 6,5% ao ano, e o financiado só começa a pagar a dívida depois de formado.
O FIES que os candidatos tenham feito o Enem a partir de 2010, com pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação .
Além disso, o FIES tem um critério de renda: só pode participar quem tiver renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.