O modelo de uma sociedade patriarcal e machista, incapaz de colocar homens e mulheres em nível de igualdade, afeta cada setor da nossa vida: emprego, segurança, relacionamentos, violência e, como muitos pais e mães de primeira viagem já sabem, a chegada dos filhos também entra nessa listinha nada feliz.
Um perfil no Instagram pretende mudar esse jogo e a maneira como enxergamos os pais, que normalmente são tidos meros “ajudantes” na criação dos filhos, sem uma participação efetiva, de fato. Pais não são babás e não precisam ter medo de assumir essa responsabilidade, ao lado das mulheres.
O @dontforgetdads estimula justamente isso: não apenas “ajude” a cuidar, crie – com igualdade, respeito e comprometimento. Para os pequenos, essa participação ativa é fundamental para o amadurecimento emocional.
“A nossa cultura acredita que a mãe deve cumprir esse papel de cuidar dos filhos, enquanto o pai está fora de casa. Podemos quebrar esses estereótipos ao divulgar retratos e histórias de pais verdadeiramente engajados na criação dos filhos”, explica January Harshe, uma das autoras do projeto.
Segundo ela, a ideia é mostrar que mães e pais não estão sozinhos nessa aventura que envolve a chegada dos filhos. Eles precisam se apoiar e se ajudar, sempre.