Legis Vídeo: ferramenta criada pela ALRN é utilizada por outras casas legislativas

- publicidade -

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue fazendo valer suas premiações nas áreas de gestão e inovação. Nesta semana, mais uma ferramenta criada pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Casa foi implantada em outro parlamento do Brasil. O Legis Vídeo agora também está sendo utilizado pela Câmara Municipal de Barretos, no interior de São Paulo. A implementação foi totalmente gratuita e ocorreu sem nenhum gasto para as Casas Legislativas.

O sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzido pelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares, facilitando cortes e a reprodução do conteúdo pelos parlamentares em suas redes sociais, mas também pela imprensa e pela própria sociedade. Durante a conferência dos Legislativos Estaduais (Unale), em novembro do ano passado, no Ceará, a ALRN oficializou a parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) com o objetivo de disponibilizar a ferramenta Legis Vídeo às TVs legislativas associadas à entidade.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica, Berg Freire, o acordo de parceria entre a ALRN e a Câmara de Barretos foi mais um firmado no país, que já tem aproximadamente 10 parlamentos e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte com tratativas em curso ou já com a ferramenta implementada. Em todos os casos, não há gasto público.

“As casas fazem parte da rede colaborativa, trocamos informações e fazemos sem custos. A implementação também ocorre de maneira remota, o que não traz gastos para a Assembleia”, explicou Berg Freire. Além da Câmara de Barretos, também terão a ferramenta as câmaras de Bauru (SP), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Sete Lagoas (MG), Botucatu (SP), Guarulhos (SP), Lapa (PR), Jaboticabal (SP) e Natal, além do TCE/RN.

Para o diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel, o interesse pelas ferramentas desenvolvidas pela equipe da Assembleia demonstra que a Casa tem seguido no caminho correto na inovação e otimização das ferramentas tecnológicas.

“Estamos felizes pelo interesse demonstrado pelo público em nosso sistema. Isso reforça o compromisso da Assembleia do RN com a transparência legislativa e o engajamento cívico. O Legis Vídeo representa um avanço significativo na democratização do acesso às atividades legislativas, facilitando a transparência e o acompanhamento do trabalho parlamentar pela sociedade”, destacou Mário Sérgio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais