Uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal realizada nesta quinta-feira (20), proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT), discutiu a situação das estagiárias e estagiários do Município de Natal. Na ocasião, parlamentares, lideranças sindicais e membros de movimentos sociais organizados cobraram soluções para as dificuldades enfrentadas pela categoria.
“Desde 2021 a gente acompanha essa situação dos estagiários de Natal e são diversos problemas, especialmente o atraso do pagamento das bolsas, que não tem um dia fixo para o pagamento das bolsas. Para completar, o valor que os estagiários recebem é baixo, apenas 811 reais para trabalhar o mês todo, muitas vezes fazendo o papel de professor dentro das escolas municipais”, afirmou a vereadora Brisa Bracchi.
William Bruno Alves, coordenador geral da Comissão de Estagiários do Município de Natal, falou que existe grande precarização no serviço dos estagiários, inclusive com desvio de função. “Muitos perdem a chance de construir conhecimentos e enriquecer o currículo acadêmico e profissional para exercer funções que não tem nada a ver com a profissão para a qual estão estudando. Além disso, os estagiários estão há seis anos sem reajuste nas bolsas e ainda recebem atrasado”, informou.
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), disse que a situação que os estagiários enfrentam está alinhada com a ausência de uma política de inclusão nas escolas da rede municipal e como a gestão observa a profissão e a própria formação, porque todos os estagiários são estudantes que, em tese, estão se formando para serem docentes. “Então, poderia ser uma oportunidade de fortalecer os vínculos deles com a rede e desejarem, inclusive, se tornarem servidores dela. Mas, infelizmente, isso não acontece”.