CMN outorga cidadania a compositor carnavalesco e entrega Comenda Wilma de Faria

- publicidade -

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene de outorga de Título de Cidadão Natalense ao músico, cantor e compositor João Maria de Mendonça e entrega da Comenda Wilma de Faria. A proposição foi da vereadora Margarete Régia.

“Em cada lugar por onde passamos em Natal, vemos uma contribuição deixada por dona Wilma”, justificou a vereadora, que na CMN assumiu a entrega da honraria criada em 2017, por iniciativa do então vereador Ary Gomes. “Propus essa Comenda, para homenagear a memória da Guerreira e o legado dela”, disse o ex-vereador.Entre os 21 homenageados com a com Comenda em 2023 estavam o criador do projeto musical Seis e Meia, William Collier, e o publicitário Alexandre Macedo, responsável por seis de 10 campanhas eleitorais disputadas por Wilma de Faria, que durante a vida pública exerceu os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora de Natal, e de deputada federal e governadora do Rio Grande do Norte.“Dona Wilma sempre foi uma grande incentivadora da cultura. Estou muito honrado em receber essa Comenda”, declarou Collier. “Essa Comenda é uma justa homenagem, para nos relembrar da melhor prefeita que Natal teve nos últimos tempos, bem como uma excelente governadora que também foi, especialmente pela visão social. É uma forma de reverenciar o trabalho dela”, disse Macedo.Título de CidadaniaHomenageado com a Cidadania Natalense, o músico, cantor e compositor João Maria de Mendonça é natural do município potiguar de Areia Branca. Aos 66 anos de idade, dos quais 22 vividos em Natal, ele notabilizou-se como importante compositor ligado à cultura popular, compondo sobretudo frevos e forrós.  João Maria compôs dezenas de hinos de blocos carnavalescos, entre os quais dos blocos Os Cãos, As Raparigas, Sem Preconceito, entre outros.“São importantes serviços prestados à cultura natalense, que estamos reconhecendo com a concessão desse Título de Cidadania. São mais de 150 músicas, dentre elas hinos carnavalescos, músicas regionais e cordéis populares, sempre retratando a vida do povo de Natal e do povo potiguar”, ressaltou a vereadora.“A palavra que trago comigo é gratidão. Estou muito feliz”, agradeceu o homenageado.O vereador Anderson Lopes, um dos irmãos e uma das filhas da ex-governadora Wilma de Faria: Nelson Newton e Márcia Maia, compuseram a mesa dos trabalhos da sessão solene.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais