As obras de esgotamento sanitário da Zona Norte de Natal foram tema de Audiência Pública na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (21), para prestar esclarecimentos quantos aos prazos e valores. Atualmente, a região conta com apenas 3% de cobertura, o que justifica a importância da obra, que passará a contar com um eficiente sistema para evitar problemas de esgoto ao ar livre e problemas de saúde.
Duas estações de tratamento, com investimentos no valor de R$ 612 milhões, pretendem deixar a Zona Norte de Natal com 95% de cobertura.
Conforme o diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, a estação de tratamento é a última fase da obra, visando tratar o esgoto coletado. A etapa atual, da primeira estação, está em 96% de conclusão.
“Com a conclusão dos dois módulos, a Zona Norte de Natal fica praticamente toda atendida. Saindo de 3% para 95% de cobertura com esgoto. Isso permite qualidade de vida, saúde e dignidade às pessoas que moram na Zona Norte. Então a gente espera realmente concluir essa obra de fundamental importância para Natal. A gente sabe que precisa de esgoto para evitar problemas de saúde e que a população seja realmente beneficiada com algo que já era para estar há bastante tempo disponível para ela”, disse.
Propositor da audiência, o vereador Milklei Leite (PV) destacou que a audiência teve como objetivo discutir, debater e esclarecer para a população quais procedimentos precisam ser adotados e esperados.
“Estou acompanhando de perto os desdobramentos para que a Zona Norte realmente fique 100% saneada. Porque aí iremos acabar com vários problemas. E como as pessoas ainda não sabem, então, essa audiência é para discutir, debater, esclarecer o que elas vão ter que fazer. Nós já sabemos que a empresa que ganhou a licitação já vai montar seu canteiro de obra agora dia 2 de outubro. Por isso se faz necessário que as pessoas saibam o que vão ter que fazer”, explicou.
Milklei falou ainda que a CAERN vai trabalhar a rede até a calçada e que por isso os moradores precisam se preparar para desativar as forças e ligar no local correto.
“Os primeiros testes já têm a previsão agora para novembro, então nós temos aí uma luz e isso é motivo de alegria, de felicidade. Natal, tudo indica, vai ser a primeira capital do Brasil a ser 100% saneada antes do marco legal determinado até 2033. Então, aqui discutimos e esclarecemos que vai ter, sim, alguns transtornos como, por exemplo, cavar em frente a calçada, as pessoas não vão poder entrar nas garagens e nesses momentos, vão precisar ter um pouco paciência e colaborar”, falou.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis