A Semana do Meio Ambiente em Natal foi aberta oficialmente pelo Prefeito Carlos Eduardo, nessa segunda-feira (5), dia internacional do Meio Ambiente. O evento reuniu ambientalistas, secretários municipais, artistas, representantes da sociedade civil organizada, alunos de escolas municipais e a comunidade em geral, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
O primeiro ponto da extensa programação agendada para a semana, que tem o tema “O Futuro se Planta Agora”, foi a inauguração do Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica, que passa a funcionar no antigo canteiro de obras do Parque da Cidade, com plantio de mudas pelos Amigos do Parque. O prefeito desenlaçou a fita inaugural e ficou à par do funcionamento do local.
Com o novo equipamento, a expectativa é que haja uma produção de mais de 6.300 mudas a cada 12 meses, além da criação de um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas científicas e ações de educação ambiental.
Em seguida, no auditório do Parque, foi realizada a apresentação do Grupo UFRN/CELLOS, da Escola de Música, com a entrega do Certificado Amigos do Parque. Carlos Eduardo ainda anunciou o início do processo de revisão do Plano Diretor da capital potiguar e o início dos trabalhos da UrbanLab, que pretende revitalizar o bairro da Ribeira, com projetos elaborados por acadêmicos da UFRN.
“Hoje é um dia especial, uma data universal, mas Natal dá seu exemplo ao planejar o plantio de 25 mil mudas no Parque da Cidade, além de estar já realizando o plantio de 20 mil mudas nas quatro regiões da capital”, revelou Carlos Eduardo.
O prefeito ainda relembrou toda a luta para a construção do Parque, o desafio de conseguir a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer no projeto e todo trabalho para conclusão e depois reabertura do local.
Carlos Eduardo festejou a ampliação da área de proteção ambiental que começou com 60 hectares, passou para 136 hectares e que agora atinge a marca de 150 hectares. “Estamos aqui construindo o futuro da nossa cidade”, lembrou.
A cerimônia da abertura da Semana do Meio Ambiente também foi a oportunidade para que a Prefeitura anunciasse o início do processo para a revisão do Plano Diretor de Natal. “Iniciar o processo de revisão do Plano Diretor nesta data tão importante também nos deixa feliz, vez que estamos garantindo que Natal cresça com qualidade de vida”, explicou o prefeito.
A secretária da Semurb, Virgínia Ferreira, após puxar o coro de “parabéns para você” em homenagem ao dia do Meio Ambiente e ao aniversário do prefeito reforçou a importância do processo de revisão do Plano Diretor da cidade. “Será um processo democrático que começará com uma reunião entre representantes do Ministério Público e dos diversos Conselhos da cidade e que também contará com uma audiência pública para aprovação da metodologia e discussão dos passos para a participação popular”, disse.
A cerimônia ainda contou com a entrega do Certificado de “Amigo do Parque”. Receberam o título, das mãos do prefeito: o professor Daladier da Cunha Lima (UNI/RN), o escritor Eugênio Rangel, o coordenador do UFRN CELLOS – Fábio Presgrave, as professoras Judite (ciências climáticas) e Bernadete (música), ambas da UFRN, o geógrafo Ronille dos Santos e o maestro Eduardo Neto.