Extremoz subiu para o primeiro lugar na Região Metropolitana de Natal entre os municípios que atingiram os melhores números na campanha contra a gripe deste ano. O município já conseguiu vacinar 61,35% do público alvo, seguido por Macaíba (60,32%), São Gonçalo do Amarante (57,57%), Parnamirim (53,06%), e Natal (47,36%).
Com o esforço da Prefeitura de Extremoz por meio da Secretaria Municipal de Saúde em uma semana o município pulou da segunda para a primeira posição em número de pessoas vacinadas. O Rio Grande do Norte ocupa atualmente o 3° lugar no Nordeste. Os dados foram coletados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
A meta do Ministério da Saúde para este ano é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Para o RN, a estimativa é vacinar 863.335 pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio.
Para o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, todo o esforço é importante para imunizar a cidade contra a gripe. “A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, tem se empenhado ao máximo para cumprir a meta da vacinação. É muito importante o engajamento de todos os servidores, mas também é importante que os grupos prioritários procurem as unidades básicas de saúde para serem imunizados contra a gripe”, disse o prefeito.
Grupos prioritários
-Pessoas com 60 anos ou mais;
-crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
-gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
-trabalhadores da saúde;
-povos indígenas;
-grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
-adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional
-professores das escolas públicas e privadas que estejam atuando em sala de aula.