Comunidades Quilombolas recebem serviços de saúde

- publicidade -

Comunidades Quilombolas dos municípios de Macaíba e Bom Jesus receberam neste sábado, dia 3, uma ação com oferta de serviços de saúde. Foram realizados o diagnóstico da retinose pigmentar e anemia falciforme, doenças que acometem a população negra e quilombola, além de atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos, teste de glicemia, verificação de pressão e orientações sobre planejamento familiar.

Foram realizados 98 testes de glicemia, 43 atendimentos odontológicos, 83 atendimentos oftalmológicos para diagnóstico de retinose pigmentar, glaucoma e catarata. A ação envolveu 420 famílias quilombolas que moram na comunidade Capoeiras, em Macaíba, além das 120 famílias da comunidade de Grossos e 38 da comunidade Pavilhão, ambas em Bom Jesus.

A ação foi uma demanda do Comitê de Promoção à Saúde da População Negra e Quilombola do Rio Grande do Norte, instituído pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e contou com o apoio da Unp e UERN. O trabalho foi articulado pela Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (Siec) em parceria com as secretarias municipais de saúde de Macaíba e Bom Jesus e Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais