O potencial gastronômico, cultural e de economia criativa do Rio Grande do Norte ganhará um novo estímulo no 1º Simpósio Gastronômico da Pipa. O evento vai reunir grandes empreendedores do segmento gastronômico do País nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico, na praia da Pipa, litoral sul do RN. Promovido pelo Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, esta ação inédita vai tratar do tema “Gastronomia é Negócio”, mostrando como empreender neste setor que mais alavanca o turismo cultural em todo o mundo. Estarão na Pipa chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior e terá patrocínio da São Braz, LATAM Travel, Purple Vodka e Prefeitura de Tibau do Sul. As inscrições ainda podem ser feitas através do www.festivaldapipa.com.br.
O encontro contará com nomes de peso da gastronomia brasileira, que abordarão suas experiências próprias e o potencial que as diversas regiões oferecem, revelando possibilidades que a gastronomia pode proporcionar para estudantes ou demais interessados em colocar em prática um novo projeto de economia criativa.
Convidado para integrar a curadoria do simpósio, o chef e empresário sul-matogrossense Paulo Machado fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia chamado “Food Safari”, uma expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal. Trata-se de uma experiência de turismo ecológico, onde sabores e saberes da região são apresentados de uma forma diferente, possibilitando a união de várias atividades numa imersão cultural que pode ser adequada a outros cenários.
Estarão no encontro outras referências do nível da pesquisadora e chef Ana Rita Dantas Suassuna (Taperoá-PB), prima-irmã de Ariano Suassuna e sumidade na pesquisa e resgate da comida sertaneja nordestina, também autora do livro “Gastronomia Sertaneja: Receitas que contam Histórias”, finalista do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. Também está programada a palestra do empresário paraense Nazareno Alves, dono do Point do Açaí, restaurante construído em um prédio histórico do Ver o Peso, que serve o açaí com peixe frito e farinha d’água, à moda da terra.
Também estará presente a equipe da pernambucana do ramo dos queijos, Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campos da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de inspiração (técnica) francesa. Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch. Elas mostram novidades do cenário nacional e internacional e o que andam fazendo os chefs, enólogos e baristas da nova geração.
Felipe Caran, empreendedor do restaurante Casa do João, em Bonito-MS, falará sobre seu espaço que exala gastronomia regional, mas também arte e artesanato decorativo sul-matogrossense. Da área acadêmica, o Simpósio contará com Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – SP; e o chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi. O Simpósio ainda terá Carlos Frederico Domingues, gerente de marketing da São Braz, que falará sobre o case da empresa.
Na categoria gastronomia e mídias sociais, os debates contarão com profissionais que escrevem em veículos, como Ailin Aleixo (Gastrolândia), Tamyris Roxo (Boccanervosa), Larissa Januário (Sem Medida), Eduardo Farias (gastronomia em Natal) e Carol Galvão (Sem Cebola).