Ajudar na diminuição de morbidades graves e mortalidade infantil. Esse é o principal objetivo de crianças fazerem parte dos grupos específicos que precisam ser imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que segue em Natal até a próxima sexta-feira (26).
Do total de crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) que residem em Natal, cerca de 40% foi vacinada, sendo que a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é alcançar 90% de todos os grupos.
Diante dessa realidade, a SMS ressalta a importância dos pais ou responsáveis levarem seus filhos para serem vacinado contra a influenza. “A influenza é uma das grandes responsáveis pela gravidade de internações por doenças respiratórias em crianças, podendo levar a doenças secundárias, como pneumonia e podendo levar a óbito”, destacou Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Também podem ser imunizados durante a campanha os seguintes grupos específicos: pessoas a partir de 60 anos; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; povos indígenas; profissionais da saúde; portadores de doenças crônicas e não transmissíveis; e os professores das redes públicas e privadas.
Lembrando que para se vacinar, a população pode procurar qualquer unidade de saúde do município, sem ter a necessidade de buscar aquela referenciada da região onde reside.