Audiência Pública apresenta resultados do projeto Nascer com Dignidade

- publicidade -

Os resultados do Nascer com Dignidade, projeto institucional do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), serão apresentados na próxima segunda-feira (29) à comunidade da área de saúde pública. A audiência pública ocorrerá no auditório da sede do MPRN, em Natal, das 9h às 13 horas.

O projeto desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública (Caop-Saúde) vai encerrar, após seis anos, apoio específico e extraordinário da PGJ  que induziu uma ampla  atuação ministerial centrada no fortalecimento das ações assistenciais ofertadas pela rede de atenção à saúde da mulher e da criança em todo o estado.

A realidade da assistência materno-infantil no RN tem contornos dramáticos. Por isso, trabalhar para que houvesse menos mortes maternas e infantis foi um dos focos do Nascer com Dignidade, sendo este também um dos oito objetivos do milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A estratégia de atuação ministerial atacou de forma direta as causas geradoras das violações de direitos associados ao binômio mãe-bebê, centrando esforços na melhoria da rede de serviços, uma vez que esta estatisticamente comprovado que aproximadamente 76% dos óbitos de recém-nascidos e 80% dos óbitos maternos no Rio Grande do Norte ocorrem por causas  evitáveis, sendo a maioria  relacionada à falta de assistência adequada à mulher durante a gestação, no momento do parto e também ao feto e ao bebê.

Deste modo, a principal meta do Nascer com Dignidade foi operar mudanças nos dois espaços assistenciais visando assegurar um pré-natal de mais qualidade e um parto mais humano e mais seguro.
No decorrer dos sei anos de execução do projeto, foram promovidas inúmeras reuniões técnicas com diversas Secretarias Municipais de Saúde e a Estadual; ; instauração de inquéritos civis, com a expedição de requisições de informações; visitas em equipamentos de Saúde da Atenção Básica; entrevistas com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF); visitas em unidades hospitalares; celebração de Termos de Ajustamento de Condutas; Recomendações; promoção de Audiências Públicas e Ações Civis Públicas ajuizadas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais