Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborou uma programação especial com ações e atividades de promoção à saúde e prevenção e combate às doenças e agravos durante todo o dia, em diversas unidades no município. Trabalhando o tema escolhido este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pasta abordou durante as ações de hoje a depressão, com o slogan “Vamos Conversar?”.
Além dos cuidados básicos e do foco na depressão, todas realizaram ações como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de preservativos e hipoclorito de sódio e exames preventivos, juntamente com palestras e orientações sobre alimentação saudável e a prevenção de doenças transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados.
Na Unidade Mista de Cidade Satélite, houve também a realização de exames preventivos contra câncer de colo de útero e palestras e orientações sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti e a higienização correta de alimentos consumidos in natura.
A unidade do Pitimbu realizou ainda ações com foco na Saúde Bucal, com orientação sobre câncer de boca, os cuidados essenciais para se prevenir e combater os problemas dentários como cárie e outros e distribuição de kits de higiene bucal. E, no período da tarde, roda de conversa sobre obesidade infantil com nutricionistas.
No Jiqui, foram feitos testes rápidos de HIV/Aids, Sifilis e hepatites B e C, além de rodas de conversa na sala de espera sobre o meio ambiente e as formas de contribuir para sua preservação e o sorteio de camisetas verde ecológicas.
Ainda na zona Sul, a unidade de saúde de Candelária reuniu os usuários para palestras e orientações para uma melhor qualidade de vida e atividades como escovação orientada e distribuição de kits de saúde bucal, além de lanche e massagens.
Na zona Norte, a unidade de saúde do José Sarney focou na conscientização da comunidade para a preservação da saúde e o combate à tuberculose e escabiose, além de rodas de conversa sobre alimentação saudável, a prática de esportes e a depressão e seus agravos. Teve ainda consultas médicas e confecção do cartão SUS.