A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) coordenou ontem a primeira visita técnica aos locais que irão receber os painéis artísticos de Arte Urbana (Graffiti), na praia de Ponta Negra. O projeto está sendo executado pelo Departamento de Artes Integradas da Secult e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e irá contemplar neste primeiro momento cerca de 35 metros de muros à beira-mar.
Seis artistas do grafite foram selecionados pela Secult e terão até 40 dias para a conclusão do projeto, pelo qual receberão R$ 1.200, cada. Os artistas selecionados foram Miguel Carcará, Digone, Kendo, Jão, Pok e Félix.
Segundo o Diretor de Artes Integradas, Flávio Freitas, todo material de pintura ficará por conta do próprio artista. “A definição da técnica de pintura, definição dos materiais, tipo de tinta, quantidade e cores, serão decididos exclusivamente pelo artista”, explica. A Prefeitura do Natal, em parceria com a Semurb, disponibiliza os muros já pintados com base branca.
O edital também prevê que a temática da obra de arte não poderá, em nenhuma hipótese, conter mensagem visual ou escrita com conteúdo que desvalorize ou exponha alguém à situação de constrangimento, intolerância religiosa, bem como manifestações de homofobia, discriminação racial, ou que venha a denegrir a imagem dos poderes públicos.
“São locais de alta circulação de turistas e natalenses. A intenção é que a arte urbana da nossa cidade seja conhecida de todos, que estes artistas possam mostrar seu trabalho de forma legal e também será mais um ponto turístico onde os visitantes poderão fazer fotografias ao lado dos painéis”, comentou o artista plástico Flávio Freitas.
O projeto deverá estar finalizado até o final de abril e irá estampar o cenário do calçadão da praia de Ponta Negra.
A área de muro a ser pintada é de aproximadamente 3,00m de altura por 35,00 metros de comprimento. A execução da obra de arte será acompanhada por pessoal do Departamento de Artes Integradas desde o projeto artístico (estudo em papel) até a completa execução.