Integrantes do Movimento dos Sem Terra e dos indígenas bloquearam o acesso ao aeroporto Aluízio Alves, na BR-406, na manhã desta quinta-feira (6). A movimentação ocorreu após determinação do governo federal em fechar 51 unidades da Fundação Nacional do Índio (Funai). A do Rio Grande do Norte foi atingida. A Polícia Militar usou balas de borracha para dispersar manifestantes e desobstruir a via, mas ninguém se feriu com gravidade.
A manifestação aconteceu na rotatório que dá acesso ao aeroporto, quando a faixa no sentido do terminal foi fechada com galhos, pneus e pelos próprios manifestantes. A Polícia Militar negociou a saída pacífica, mas, como não houve acordo, homens do Batalhão de Operações Especiais foram acionados para efetuar a desobstrução da faixa.
Os policiais usaram bombas de efeito moral e munição não letal. Houve correria e críticas por parte dos manifestantes, que deixaram o caminho aberto para a passagem dos carros. Algumas pessoas mostraram marcas das balas de borracha, mas ninguém ficou ferido com gravidade e não houve a necessidade de se chamar socorro médico.
Fotos: Richardson Hill/TN