Neste sábado (22) é celebrado o Dia Mundial da Terra e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em parceria com astrônomos e pesquisadores potiguares, vai marcar a data com palestras, caminhada e observações astronômicas, a partir das 14 horas, dentro do projeto “Astronomia no Parque”. O evento é gratuito e, de acordo com os organizadores, é apartidário.
A data será celebrada com a “Marcha pela Ciência”, realizada, simultaneamente, em 500 cidades de todo o mundo (sendo 13 do Brasil) e Natal não ficará de fora. Os participantes pretendem chamar a atenção da sociedade para os cortes de investimento público na área da ciência e da tecnologia em todo o mundo e promover a aproximação entre os pesquisadores e a população. O centro do movimento será a cidade de Washington, DC, nos Estados Unidos.
Em Natal, a “Marcha pela Ciência” é organizada pelo Prof. Júlio Rezende, do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN e Diretor de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) com o apoio da Prefeitura do Natal por intermédio do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), do site Astronomia no Zênite (www.zenite.nu) e da ONG internacional “The Planetary Society” (www.planetary.org). “A ciência é um dos valores centrais da sociedade. Marcharemos pela Ciência para apoiar e salvaguardar toda nossa comunidade científica. É hora de contar com as pessoas que apoiam essa causa”, afirmou o americano Bill Nye, Diretor Executivo da Planetary Society.
O Dia Mundial da Terra foi criado pelo ativista ambiental e senador americano Gaylord Nelson, um dos principais precursores da luta pela preservação do meio ambiente na política dos Estados Unidos. Ele foi um dos organizadores da manifestação sobre o tema que aconteceu em 22 de abril de 1970 e entrou para a história dos movimentos ecológicos. Porém, a data só foi criada pela ONU em 2009.
A programação completa contará com atividades na UFRN no período da manhã e um ciclo de palestras a partir das 14h no auditório do Parque da Cidade. A Marcha acontecerá a partir das 16h30 na trilha do Sistema Solar do Parque da Cidade. O evento encerrará com a observação do céu por meio do telescópio, montado na Praça de Eventos.