A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fortaleceu, nesta quinta-feira, 9, a cooperação institucional com o Instituto Santos Dumont (ISD). Durante reunião, a reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz, e o diretor geral do ISD, Theodoro Paraschiva, assinaram um convênio para implementação de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão.
O documento de colaboração trata sobre o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade nas unidades que integram o ISD. Com isso, é reforçada a interação entre as instituições abrangendo atividades acadêmicas para estudantes de graduação e treinamento em serviço para alunos das residências médicas e multiprofissionais para as profissões da saúde, além de projetos de extensão e cooperação em programas de pós-graduação stricto sensu.
O novo acordo de cooperação institucional também formaliza e regulamenta a integração entre o ISD e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), com o intuito de viabilizar o Projeto Equoterapia Potiguar, que oferece serviços a crianças com Transtorno do Espectro Autista, usuárias do Sistema Único de Saúde. O projeto ocorre por meio de parceria entre a UFRN e o Centro Especializado em Reabilitação do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS), unidade integrante do ISD.
A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), os Programas de Residência Médica em Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes e em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Januário Cicco, assim como o inovador Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, são exemplos das parcerias já existentes. Para a reitora da UFRN, essas ações já mostram o potencial de colaboração que há entre a Universidade e o Instituto.
O diretor geral do ISD afirmou que a assinatura do novo convênio com a UFRN representa “o fortalecimento de uma parceria bem-sucedida entre duas instituições que compartilham um compromisso assumido com a justiça social, a democracia e a cidadania”.
O professor da UFRN e diretor de Ensino e Pesquisa do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, reitera que o novo convênio é um importante avanço nas relações entre as duas instituições. “A UFRN é um dos principais parceiros do Instituto Santos Dumont. Esse acordo legitima as múltiplas interfaces de atuação já existentes e amplia as potencialidades de integração para o exercício da responsabilidade social no ensino, na pesquisa e na extensão em ambas as instituições”.
O Instituto Santos Dumont atua na região Nordeste do Brasil nas áreas de educação, saúde materno-infantil, neurociências e neuroengenharia, e se constitui pessoa jurídica de direito privado, qualificado como Organização Social (OS) desde 2014. O ISD desenvolve suas atividades por meio de um contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), com atuação nas áreas de educação, saúde materno-infantil, neurociência e neuroengenharia.