A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) promoveu, no último sábado (18), mais uma edição do Projeto Mulher 365: O cuidar passa por todas as estações. O projeto Mulher 365 busca alertar as mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero, realizando exames de citologia oncótica, também conhecidos como Papanicolau. A análise é simples e detecta doenças que podem ocorrer no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha Março Lilás. Ao todo, foram realizados 216 exames preventivos nas sete unidades que estiveram abertas.
O Projeto também alerta para o câncer de mama, oferecendo solicitações de exames de mamografias, orientações de saúde bucal vacinas do HPV, confecção do cartão SUS, testes rápidos de HIV, exames de glicemia e medição de pressão arterial.
A chefe do Setor de Promoção à Saúde, Wanessa Lucena, conta que os resultados do projeto, que teve início em setembro de 2016, estão sendo bastante satisfatórios. “É algo que tem dado certo, pois aumentou muito o número de coberturas deste exame. A gente tem esse papel de fazer esse monitoramento da população, fazendo mutirão de coletas, impactando assim na redução da mortalidade do câncer do colo de útero”, explica.
O projeto acontece uma vez por mês, aos sábados, e mobiliza pelo menos uma unidade de cada distrito sanitário de Natal. Nesta edição, participaram as unidades de Monte Líbano e Bairro Nordeste (Oeste); Pitimbu (Sul); Pompeia e Parque das Dunas (Norte I); Lagoa Seca (Leste); e Parque dos Coqueiros (Norte II).