“O SUS é para todos e não para tudo”, diz Luiz Roberto Fonseca

- publicidade -

“O SUS é para todos e não para tudo”, foi essa a abordagem levada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca à 1ª Edição 2017 das Oficinas de Direito à Saúde. Promovida pelo Comitê Estadual das Demandas da Saúde, o encontro aconteceu no prédio do Ministério Público, em Candelária. 

Para Luiz Roberto, que teve como tema da palestra ‘Sustentabilidade do Sistema Único de Saúde: Garantia dos SUS para Todos’, esse tipo de evento, que abordou, dentre outros assuntos, o panorama jurídico do SUS, é importante para o poder público em dois aspectos. “Primeiro, é importante o poder público entender se o motivo de tantas demandas judiciais existentes na área da saúde é que os direitos dos cidadãos realmente não estão sendo respeitados. Outro ponto é mostrar para o magistrado, que muitas vezes a decisão dele em determinar como o dinheiro da saúde deve ser usado, acaba limitando a capacidade de planejamento do ente público”. 

O secretário também destacou a importância do entendimento por parte da Justiça da complexidade existente dentro do Sistema Único de Saúde. “O SUS é para todos e não para tudo. Por exemplo, o SUS não é para conceder a um paciente, um determinado remédio, para um determinado tratamento que só foi testado por um médico. Não é assim que funciona. Então esse tipo de discussão acaba fazendo com que o magistrado tenha um melhor embasamento na hora de tomada de decisão”. 

A oficina ainda teve como palestrante a promotora de Justiça Iara Pinheiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (COAP Saúde). É ideia do Comitê Estadual das Demandas da Saúde é que esse encontro aconteça bimestralmente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais