O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e o Ministério Público Estadual celebraram acordo de cooperação técnica visando a utilização do banco de dados deste Eleitoral para subsidiar as investigações implementadas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), principalmente no que se refere a corrupção.
O ato aconteceu na sala da presidência do TRE-RN e contou com a presença do Presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, do Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, da promotora e coordenadora do GAECO, Patrícia Antunes.
O Procurador-Geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, explica que a base de dados do Tribunal será útil para as investigações que estão em andamento no Ministério Público. “Nós vamos poder ter acesso a essa base de dados e analisar isso diretamente sem ter necessidade de fazer requisições de ofícios. Então vamos ter isso agora com extrema rapidez e com dados bastante confiáveis”, relatou.
“A base de informações do Tribunal Regional Eleitoral potiguar é muito rica, atualizada. Então, o objetivo do Ministério Público Estadual, através do GAECO, é receber essa base, inserir na nossa base que é formada por outros bancos de dados e isso vai permitir o cruzamento de informações, enfim, uma base de informações maior, mais robusta, segura e atualizada”, destacou a coordenadora do GAECO.
Para o presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, a assinatura do acordo de cooperação representa uma prestação de serviço para o melhor cruzamento das informações entre os órgãos. “A partir da assinatura de um convênio de cooperação técnica como esse, a disponibilização das informações fica não apenas oficializada, mas operacionalizada em profundidade. Esta cooperação irá facilitar o trabalho da justiça em todas as esferas”, afirmou.