Visando a qualidade na prestação dos serviços, a Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou nesta quarta-feira (26), na Maternidade Araken Pinto, a I Oficina sobre Violência Obstétrica.
“O objetivo foi discutir o processo de trabalho e a experiência de cada serviço, buscando uma melhor qualidade no acolhimento ao parto humanizado e sensibilização aos demais profissionais”, destacou a ouvidora do SUS, Lúcia de Fátima Azevedo.
A oficina foi dirigida aos profissionais de várias categorias das maternidades Araken Pinto, Felipe Camarão e Leide Morais, além das Maternidades Escola Januário Cicco, Santa Catarina e Hospital de São José do Mipibu.
Durante a oficina foi sugerido diversas propostas dentre elas, formar um grupo de trabalho para discutir junto a gestão colegiada o desenvolvimento de um protocolo único no intuito de institucionalizar o serviço de obstetrícia.
Lúcia de Fátima explica que a intenção é estender esta oficina à Atenção Básica, que realiza o acompanhamento pré-natal às gestantes.