Os serviços não cumpridos pelas operadoras de telefonia celular e os juros abusivos do cartão de crédito são as principais queixas relatadas pelos consumidores no primeiro dia de atendimento do Procon Móvel da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11). A unidade está estacionada em frente ao Legislativo do RN, oferecendo seus serviços por dois dias (terça e quarta-feira), no Centro da cidade, local de grande movimentação no comércio.
“Fui atendida com rapidez e esclareci todas as minhas dúvidas a respeito de um contrato duvidoso. Comprei um serviço e além de ter sido adiado sucessivamente, me foi oferecido outro completamente diferente. No Procon fui instruída sobre como proceder para não perder meus direitos e receber meu dinheiro de volta”, afirmou a servidora Anna Fontes, que terá audiência nos próximos dias.
Somente nas primeiras horas de funcionamento, foram atendidas 20 pessoas, a maioria para tirar dúvidas rápidas. Outras, com orientação para retornar com os documentos a fim de dar entrada nas ações de pequenas causas. “O nosso objetivo é aproximar a Assembleia das pessoas, e o serviço de orientação do consumidor é uma dessas maneiras”, disse o presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
O coordenador do órgão, Dary Dantas, diz que os consumidores saem satisfeitos. “As pessoas chegam aqui fragilizadas porque vem com problemas financeiros, mas depois de orientadas, se sentem satisfeitas com as instruções sobre como proceder”, afirma o coordenador do Procon Assembleia, Dary Dantas.
A unidade móvel oferece serviços gratuitos que vão desde a orientação e distribuição de material educativo, até a resolução de conflitos entre fornecedores. Outro serviço inovador do Procon da Assembleia recentemente disponibilizado é o atendimento pelo aplicativo Whatsapp (98849-1187). Através dele, as pessoas podem tirar suas dúvidas, esclarecer situações e agendar audiências na sede do Procon, localizada na rua Jundiaí, no bairro do Tirol.