Over Colégio e Curso utiliza óculos de realidade virtual para ensinar sobre astronomia e o sistema solar
No Over Colégio e Curso educação e inovação andam sempre lado a lado. A mais nova façanha da instituição – que figura entre as mais renomadas do Rio Grande do Norte com o maior índice de aprovação em universidades públicas e particulares de todo o Brasil – é o uso de óculos de realidade virtual na preparação de seus estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A competição acadêmica nacional será realizada no dia 19 de abril deste ano.
O treinamento especial dos alunos está a cargo do professor Jandson Rafael. Junto com os alunos do ensino fundamental e médio, Jandson tem utilizado os óculos de realidade virtual para explorar a fundo o sistema solar. Com os aparelhos de alta tecnologia e o uso de um aplicativo, os estudantes podem viajar entre os planetas, estudar as constelações, observar o planeta Terra e analisar dados importantes, além de adquirirem assim uma percepção mais aprofundada sobre o universo.
O professor de física explica que em cada aula o conteúdo é trabalhado a partir de diferentes mídias e plataformas, garantindo que os estudantes terão uma formação completa no assunto. “Durante as aulas os conceitos de astronomia serão trabalhados através apresentações no Datashow, slides, cálculos, atividades em grupos e a partir da produção de instrumentos. Os alunos estão inclusive realizando uma atividade de observação no momento. Eles estão acompanhando as fases da lua e trazendo dados para a sala de aula”.
Entre os alunos participantes do projeto a animação e empolgação são visíveis. Os óculos de realidade aumentada tornam as aulas expositivas muito mais atrativas, pois o conhecimento teórico vem acompanhado de um vislumbre do que acontece na prática. Experiência essa que não seria tão enriquecedora para os alunos se dependesse apenas de imagens exibidas no Datashow ou nos livros.
Para Jandson Rafael, esta é uma oportunidade única, tanto para os alunos quanto para ele. “A realidade virtual entra com a intenção de trazer um atrativo a mais, pra fazer com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo. É diferente do que só ver a imagem no Datashow. Para mim é magnífico poder participar disto. Com o projeto estamos abrindo os olhos dos alunos para um novo mundo. E a tecnologia tem ajudado a despertar a curiosidade deles. Quando o aluno está interessado em saber o porquê disso ou daquilo é muito mais fácil para ele aprender. Mais do que uma aula, cada encontro com as turmas é um momento importante de interação e aprendizado”.