A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e o Banco do Nordeste assinaram nesta sexta-feira, 31, na Casa da Indústria, durante reunião mensal da Diretoria, convênio com objetivo de oferecer linhas de crédito de capital de giro operacionalizado por meio de cartão para uso das empresas dos Sindicatos filiados à FIERN.
Também é objeto do acordo a divulgação pela Federação das políticas, formas de atuação e portfólio de produtos e serviços do banco junto ao setor industrial potiguar. O convênio foi assinado pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e pelo superintendente do BNB, Fabrizzio Leite.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente da CNI, Flávio Azevedo, participou da reunião.
“A intenção é estreitar, levar o crédito ao empresário, à indústria”, disse Fabrizzio Leite. Este ano o banco está destinando R$ 145 milhões para o segmento industrial do Rio Grande do Norte. No ano passado, foram R$ 65 milhões.
Ao todo, o banco tem disponível R$ 1 bilhão e 500 milhões para investir no estado, sendo R$ 380 milhões voltados para infraestrutura, notadamente para o setor de energias renováveis.
Segundo o superintendente, o BNB tem lançado uma série de medidas para desburocratizar o acesso ao crédito, entre eles o Cartão BNB, lançado no ano passado. “Trata-se de uma modalidade de acesso ao crédito, onde o cliente se antecipa a sua necessidade. Ele faz o cadastro no Banco, gera um limite e através desse Cartão, que funciona como uma espécie de cartão de crédito, pode adquirir máquinas, equipamentos, veículos, matérias primas”.
Para Fabrizzio Leite, o Cartão BNB é um instrumento de desburocratização de acesso ao crédito. É uma ferramenta que está à disposição do empresário, o BNB conseguiu uma rede de fornecedores cadastrados grande, então hoje é sucesso, já é uma realidade”
Conforme explicou Fabrizzio Leite, o BNB tem aprimorado todo o seu portfólio e a sua plataforma de atendimento. “O banco está lançando o BNB Digital, destinado às micros e pequenas empresas, com interatividade maior, com a vantagem de desobrigar o cliente de se dirigir à agência para fazer todas as partes do processo, visando desburocratizar e melhorar o atendimento de acesso ao crédito”.